Análise Estendida

De acordo com VDA 19.1:2015 e ISO 16232:2018

MEV/SEM/EDX

Com a análise estendida, os métodos são aplicados para obter mais informações sobre o formato da partícula (terceira dimensão) e/ou a composição química. Por exemplo, os métodos de análise estendidos são implementados dentro do escopo de otimização dos processos e a investigação da causa, para obter informações suplementares sobre a origem das partículas. Também podem ser realizadas análises estendidas para avaliar melhor o potencial de dano da partícula e, portanto, para determinar a ação mais apropriada, devem ser utilizados os valores limite que são excedidos. Isso ocorre, pois esses métodos fornecem informações mais detalhadas do que os métodos de análise padrão(analise standard).

As informações sobre as características físicas, como dureza, abrasividade ou outras características do material só podem ser adquiridas através de métodos de análise estendida. Em muitos casos, a característica de brilho metálico, que pode ser determinado na análise padrão, pode ser um bom indicador de partícula metálica e assim, de uma partícula condutora. No entanto, se a natureza metálica da partícula precisar ser determinada com certeza, devem ser implementados os métodos de análise estendida.

Princípio SEM/EDX

A análise SEM/EDX é uma técnica de análise conjunta que conta e mede as partículas, utilizando um microscópio eletrônico de varredura (MEV/SEM) e determina a sua composição material por meio de espectroscopia de raios-x de energia dispersiva (EDX).  Ao atribuir as partículas e seu tamanho para as classes de materiais específicos (derivado de sua composição elementar), podem ser obtidas informações complementares sobre sua origem ou potencial de danos.

 

VDA 19.1:2015 Page 171/175

MEV_SEM_ENGE

A Enge Solutions começou oferecer o serviço de análise estendida em 2021, utilizando um microscópio eletrônico de varredura, consulte-nos.

Comments are closed.