TECHNICAL CLEANLINESS
Análise por enxágue
A análise de sujidade utilizando o método por enxágue com pressão tem duas opções, sendo estas, enxágue sob pressão e enxágue interno. Os parâmetros para definição desses dois métodos são definidos por uma curva de decaimento.
A análise de sujidade utilizando o método de extração por enxágue sob pressão ou enxágue interno pode ser utilizada para inspeção de pequenos e grandes componentes (peças).
Recomenda-se que para a inspeção de grandes quantidades de peças (especificações com requisito técnico para avaliação de uma área de 1000cm²), seja avaliado uma área mínima de superfície de extração de 200cm².
O método por enxágue sob pressão descreve a aplicação localizada do liquido de extração adequado ao componente através de um jato aberto. O efeito de limpeza é devido principalmente ao momento transferido pelo jato de impacto sobre o componente de teste. O método é adequado para limpeza de superfícies externas e internas de fácil acesso.
O método por enxágue interno é aplicado hermeticamente em uma abertura (orifício da peça em especifico). Dependendo da peça existem um ou mais canais a serem analisados.
Os parâmetros mais importantes que influenciam a eficácia da análise por enxágue são:
- Características do líquido de extração;
- Fluxo de volume combinado com a área do bico utilizado;
- Número de repetição de extrações por superfícies.
- Tempo;
- Geometria dos bicos da caneta;
- Distância do objeto e do ângulo do jato;
- Pressão;
- Sequência implementada na amostragem das superfícies dos componentes.
A Enge Solutions utiliza a cabine de extração de partículas da empresa alemã Gläser GmbH, modelo ACM 17 a qual disponibiliza estes métodos para extração das partículas dos componentes.
De acordo com as normas VDA 19.1:2015 Page 80 e ISO 16232:2018 Page 28
Peça seu orçamento sem compromisso
- +55 11 3483 8552
Fonte: VDA 19.1:2018 (pg. 86)