0000303_volume-191

VDA 19.1:2015 – Inspection of Technical Cleanliness

Desde que a primeira edição da VDA 19 publicada em janeiro de 2004, a importância da limpeza técnica aumentou de forma constante e agora é uma característica integral da qualidade na indústria automotiva. No decorrer deste desenvolvimento, centenas de laboratórios de limpeza foram montados em plantas automotivas e de fornecedores, e numerosos laboratórios de serviços também surgiram. O novo trabalho de “Inspetor de Limpeza Técnica” foi criado, bem como uma infinidade de posts (muitas vezes experts) dentro das empresas afetadas, que se preocupam e coordenam todos os aspectos de limpeza técnica/cleanliness (veja também VDA 19 Part 2 Technical Cleanliness in Assembly ).
Ao longo dos anos, desde a sua primeira publicação, devido à sua ampla aplicação e à riqueza de conhecimentos possuídos pelas pessoas que usam a VDA 19, tornou-se necessário alterar e adicionar suplementos à diretriz.
Ao mesmo tempo, a numeração também se tornou consistente: a diretriz sobre “A“ Inspeção de Limpeza Técnica ”é agora chamada de VDA 19.1 ou VDA 19 Part 1. Isto alinha-se com o segundo volume intitulado“ Limpeza Técnica em Montagem ”, que é numerada como VDA 19.2 ou VDA 19 Part 2.
As principais razões por trás de sua revisão abrangente (dezembro de 2012 a junho de 2014) foram:
 melhorar a comparabilidade dos resultados da análise de sujidade/cleanliness
 incluir novas técnicas (extração e análise)
 considerar a proteção do trabalho dentro do escopo da diretriz
 fornecer informações sobre como definir as especificações de limpeza e explicar como reagir quando os valores-limite de limpeza forem excedidos.

Os métodos e técnicas básicos de análise de sujidade de componentes que foram descritos na primeira edição provaram ser muito eficazes e, portanto, estão incluídos na íntegra na versão revisada de forma altamente precisa e detalhada.

Informações adicionais e treinamento sobre a norma estamos a disposição.