ISO 16232:2018

ISO-16232-2018

 ISO 16232:2018  Road Vehicles – Cleanliness of components and systems

Véhicules routiers — Propreté des composants et des systèmes

Lançada em dezembro de 2018 a norma ISO foi completamente reformulada, onde no passado tínhamos 10 partes hoje somente um documento contém todas as informações sobre o teste, métodos padronizados e equipamentos para a realização da análise de sujidade/cleanliness.

Introdução

Para obter um desempenho confiável de componentes e sistemas, o controle sobre a quantidade de partículas introduzidas durante a fase de construção é necessário, e a medição de contaminantes particulados é a base do controle.
Com base em uma ampliação mundial e desenvolvimento contínuo de questões de limpeza técnica, este documento destina-se a:
- melhorar ainda mais a comparabilidade dos resultados da inspeção de limpeza;
- incluir novas técnicas (extração e análise); e
- fornecer informações sobre como definir as especificações de limpeza e explicar como reagir quando os valores-limite de limpeza forem excedidos.
Este documento foi preparado para atender aos requisitos da indústria automotiva, uma vez que a função e o desempenho dos componentes e sistemas automotivos modernos são sensíveis à presença de uma única ou de algumas partículas de tamanho crítico. Consequentemente, este documento trata da análise do volume total de líquido de extração e de todos os contaminantes coletados usando um método de extração aprovado.
Para poder comparar os resultados da inspeção, o mesmo procedimento de extração, o mesmo fluido de teste e também os mesmos ajustes de parâmetros para os instrumentos de análise devem ser usados.
Este documento é baseado em Normas Internacionais existentes, tais como aquelas desenvolvidas pela ISO / TC 131 / SC 6. Elas foram estendidas, modificadas e novas foram desenvolvidas para produzir um conjunto abrangente de Normas Internacionais para medir e relatar os níveis de limpeza de componentes e sistemas instalados em veículos rodoviários.

O conteúdo foi atualizado com os mais modernos equipamentos e processos da atualidade, seguindo fielmente a norma VDA 19.1:2015.

Precisa de mais informações ou treinamento na norma, estamos a disposição.