APC X Microcópio

ISO 4406 - Hydraulic fluid power – Fluids – Method for coding the level of contamination by solid particles

Contadores automáticos de partículas (APCs) utilizados para contagem de partículas por feixe de laser apresentam os tamanhos  ≥ 4 µm(c), ≥ 6 µm(c) e ≥ 14 µm(c), quantidade de partículas por classe de tamanho por 100ml de amostra, nesse método somente o ISO Code é apresentado, EX: 20/17/13, não temos fotos nem maiores detalhes das partículas.

Fluido entra por um lado e sai por outro, abaixo imagem de um APC.

 

 

 

 

 

 

ISO 4407 - Hydraulic fluid power — Fluid contamination — Determination of particulate contamination by the counting method using an optical microscope

A medição de partículas usando um microscópio óptico conforme especificado na ISO 4407 estabelece o tamanho de uma partícula como sendo igual à sua dimensão mais longa, enquanto um contador automático de partículas(APC) deriva o tamanho de uma partícula equivalente de sua área de seção transversal, um valor diferente na maioria dos casos daquele determinado com um microscópio óptico. O tamanho de partícula a ser relatado para medições por microscópio de 5 µm e 15 µm permanece inalterado em relação aos especificados na primeira edição da ISO 4406.

A Enge Solutions não realiza teste com APC, somente realizamos teste de acordo com a norma ISO 4406 e 4407, com um sistema de escaneamento, classificação e contagem automática de partículas a partir de um microscópio, um método muito mais moderno, seguro e preciso.     

Utilizando 2 métodos de contagem tão diferentes será muito difícil a comparação final.

 

Utilizando a ISO 4407 fica evidente a riqueza de detalhes da avaliação, tamanho e formato da maiores partículas podem ser visualizados, composição química dessas partículas por MEV/EDS também está disponível no nosso processo.

Comments are closed.